Em 1987, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) organizou o primeiro encontro de Colégios de Aplicação do Brasil na cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, foram discutidos os métodos de ensino, os processos de aprendizagem e a relação entre esses aspectos e os diversos campos de estágio e prática de ensino, todos voltados para a formação de professores do país.
Posteriormente, o CAp-UERJ organizou o segundo encontro dos Colégios de Aplicação do Brasil, mesmo sem que o evento ocorresse regularmente. O objetivo foi dar sequência às discussões sobre metodologias de ensino e aprendizagem e a formação de professores da educação básica, assuntos que haviam sido abandonados no primeiro encontro.
Em 2003, a terceira edição do encontro nacional dos Colégios de Aplicação também foi realizada por iniciativa do CAp-UERJ. O evento contou com a participação de 16 instituições de todas as regiões do Brasil.
Dois anos depois, em 2005, a Escola de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia organizou o IV SICEA. Nessa ocasião, os Colégios de Aplicação refletiram sobre as transformações que a sociedade contemporânea está enfrentando, incluindo novas tecnologias e mudanças nos modelos de crenças e comportamento. Como resultado, a Carta de Uberlândia foi produzida, reforçando o papel crucial que as instituições desempenham na formação de professores e na criação de novas metodologias de ensino.
Em 2007, como parte das celebrações dos 50 anos do CAp-UERJ, a quinta edição do Seminário voltou a ser sediada pela instituição e contou com representantes de todo o Brasil. O tema em discussão foi “Cultura, história, sujeitos e singularidades dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras”, abordando a relação entre a Educação Básica e a Educação Superior.
Em 2009, o VI SICEA foi sediado pela primeira vez na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), na cidade de Belém. O tema do evento foi “Educar nas diferenças: contribuições dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação para a superação das desigualdades – ensino, pesquisa e extensão e formação de professores”. Pela primeira vez, o evento foi realizado fora da região sudeste, consolidando seu papel de encontro nacional, com a troca de informações e experiências entre educadores e instituições de todo o país.
Em 2011, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina sediou o VII SICEA na cidade de Florianópolis, sob o tema: “A que(m) se aplica? O papel dos Colégios de Aplicação no processo educacional contemporâneo”.
O VIII SICEA ocorreu em 2013, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, tendo como tema “Colégios de Aplicação: as políticas públicas nacionais para a educação básica e a formação docente”.
O IX SICEA ocorreu em 2015, na cidade de Juiz de Fora (MG), organizado pelo Colégio de Aplicação João XXVIII. O tema do encontro foi “Os desafios da formação docente e a qualidade de ensino na escola contemporânea”.
Em 2017, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sediou o X SICEA na cidade de Porto Alegre (RS), com o tema “Educação para a Democracia: cidadania, diversidade e direito ao conhecimento”.
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre sediou o XI SICEA na cidade de Rio Branco (AC), em 2022, com o tema “Integração dos saberes e fazeres pedagógicos dos CAps: currículo e didática no ensino básico”. O evento ocorreu após um período de hiato em decorrência da pandemia de Sars-CoV-2, que trouxe desafios e perdas, e, fundamentalmente, a necessidade de recomeçar em vários aspectos.